"O método de empreender consiste em planear com audácia e executar com vigor."
Christian Nevell Bovee

Enquadramento

A indústria da construção apresentou, por muito tempo, características de uma atividade artesanal, na medida em que não explorava as técnicas que permitiram o progresso dos outros setores industriais e possibilitaram aumentos significativos de produtividade, eficiência e eficácia. É neste paradigma que surge a necessidade de industrializar a construção, ou seja, que esta atividade se torne cada vez mais num projeto integrado, orientado por metodologias de trabalho em que prevalece o planeamento e a organização. A principal causa para os fracos desempenhos é a dificuldade de visualizar o fluxo de produção e a transmissão deficiente de informação entre todos os envolvidos num projeto de construção. A adoção da metodologia BIM (Building Information Modeling) por parte de arquitetos e engenheiros projetistas, no seu planeamento estratégico, vai permitir otimizar a visualização e detalhe do processo, dar suporte quer ao planeamento quer à coordenação de atividades e conduzir a uma colaboração efetiva entre o dono de obra, arquiteto/ projetista e empreiteiro, desde o início até ao fim do projeto.

Um modelo BIM envolve e integra a totalidade da indústria da construção, e gere a informação de todo o ciclo de vida dos edifícios. Ao contrário de um simples modelo 3D, o modelo BIM contém muito mais informação sobre as características e materiais de um edifício. É uma base de dados digital 3D, em que as suas características únicas permitem a representação e simulação do comportamento real de edifícios e gerir todos os elementos que compõem a construção. Esta informação pode incluir áreas e volumes, propriedades térmicas, descrições de compartimentos, preços, informações de produto, mapas de acabamentos, representação de todos os elementos referentes às várias especialidades e muito mais.

O BIM deu origem a um potencial sem precedentes na colaboração entre a arquitetura e a engenharia. Com processos de trabalho inteligentes e baseados em modelos virtuais, os erros de coordenação entre especialidades podem ser, praticamente, reduzidos a zero.

A implementação da metodologia BIM ao seu projeto poderá, dependendo do seu nível de implementação, conduzir a uma redução entre 10 a 25% dos custos do projeto / obra.

© 2012 - Urban360 | Todos os direitos reservados